LAURA CAPRIGLIONE
É de estarrecer a forma como se comporta o governo do Estado de São Paulo quando o assunto é educação. Agora, uma medida que se chegou a apresentar como revolucionária cai por terra antes mesmo de ser aplicada. Trata-se do chamado “vale-presente” -a Secretaria da Educação daria R$ 50 a alunos que, em dificuldades com matemática, não faltassem a aulas de reforço.
Houve quem visse no “presente” propósitos eleitoreiros, outros acusaram-no de premiar o fracasso escolar (bons alunos não concorreriam ao benefício), outros ainda de ser antieducativo, já que, ao prazer do aprendizado, que deveria ser o alvo do processo pedagógico, se anteporia a força da grana.
Ocioso, agora, discutir as objeções. O que assombra é a leveza beirando a irresponsabilidade com que o secretário Paulo Renato Souza anunciou o cancelamento do programa, ontem, na Folha: “É um projeto que está muito cru”, disse ele. “Muito cru”, secretário?
Tem sido assim a condução da educação pública paulista.
Projetos ditos sensacionais em um dia evaporam no dia seguinte. Isso ajuda a explicar por que são pífios os indicadores de desempenho escolar no Estado mais rico.
E não melhoram, como o próprio Paulo Renato foi obrigado a reconhecer à vista dos resultados do último Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo): “Numa avaliação média, eu diria que tivemos uma estagnação”, admitiu, confrontado com o fato de que a performance em matemática no ensino médio chegou a regredir entre 2008 e 2009.
Em português e matemática, a nota dos alunos do 3º ano do ensino médio atesta que eles têm competência abaixo da que seria esperada para alunos da 8ª série do ensino fundamental.
São 15,5 anos de administrações tucanas em São Paulo.
Uma criou a Escola da Família, outra desidratou-a. Primeiro se trombeteou que professores temporários sem qualificação para lecionar seriam demitidos. Depois o propósito foi abandonado. “Minha primeira obrigação é garantir aula”, disse o secretário, como se alguém discordasse.
Até uma incrível parceria entre a cantora pop Madonna e a Secretaria da Educação chegou a ser alardeada, com direito a foto do secretário e do então governador José Serra em troca de sorrisos com a “Material Girl”.
A ideia era aplicar um tal “programa educacional baseado em princípios cabalísticos” na rede pública. “Não é propriamente um programa formal, mas para desenvolver psicologicamente. Para enfrentar melhor a vida”, disse Serra à época. Foi só a mãe de Lourdes Maria voltar para casa e nunca mais se falou no assunto. Seria tudo uma piada se não se tratasse das vidas e esperanças de tantos jovens.
LAURA CAPRIGLIONE é repórter especial da Folha.
Tão logo Dilma Rousseff afirmou que, se eleita, incluirá na segunda edição do “Minha Casa Minha Vida” uma linha de financiamento para a compra de eletrodomésticos e móveis, o comando de sua campanha passou a ser assediado por empresas do setor, interessadas em conhecer detalhes do programa.
Ontem a petista anunciou a distribuição 100% gratuita de medicamentos para o tratamento de hipertensão e diabetes -hoje, o governo federal subsidia até 90% do valor desses remédios. Com a arrancada de Dilma nas pesquisas, acirra-se a disputa do setor privado por um espaço na agenda da candidata. O lobby do ensino particular tem sido especialmente intenso.
Painel
RENATA LO PRETE – painel@uol.com.br
Empresariado vai de Dilma. Será o governo Dilma tal qual o governo Lula, governando para todos.
Análise: José Roberto de Toledo – O Estado de S.Paulo
Dilma Rousseff (PT) virou no Sudeste. A petista lidera na região que é o maior colégio eleitoral do país por 41% a 32%. Na pesquisa anterior do Ibope, há menos de 10 dias, ela estava empatada em 35% com José Serra (PSDB) na região. E, no final de junho, estava cinco pontos atrás do tucano.
A despeito das margens de erro maiores (porque a amostra regional é menor que a nacional), a tendência de evolução das intenções de voto no Sudeste é consistente. E surpreendente. No primeiro turno de 2006, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) perdeu para Geraldo Alckmin (PSDB) por 820 mil votos de diferença na região.
Essa virada de Dilma deve-se ao aumento da vantagem da petista no Rio de Janeiro, à manutenção de uma pequena margem em Minas Gerais e a um surpreendente empate em São Paulo, onde Serra era governador até abril.
Como as margens de erro são grandes, esses resultados devem ser vistos com cautela, mas a sua repetição e intensificação a cada pesquisa são um sinal de que o tucano tem um problema grande a resolver.
O Sudeste e o Nordeste (onde Dilma ampliou a vantagem de 19 para 29 pontos em pouco mais de uma semana) são os locais onde Serra mais fez campanha nos últimos meses e semanas.
Soma-se a isso o fato de que os dois candidatos foram vistos por cerca de um quarto dos eleitores em suas entrevistas ao Jornal Nacional da TV Globo. E que, na avaliação dos eleitores, o desempenho de Dilma não foi superior (23% de ótimo/bom, contra 20% do tucano) a ponto de justificar o crescimento tão agudo da sua vantagem.
Uma hipótese que parece cada vez mais consistente é que o aumento da exposição de Serra, via eventos de campanha e em debates e entrevistas na TV, faz aumentar o contingente de eleitores que o vê como candidato de oposição. E ele perde votos com isso, porque 78% acham o governo ótimo ou bom.
Essa hipótese ganha força ao se notar o perfil dos eleitores que trocaram o tucano pela petista: são principalmente mulheres e eleitores de baixa renda e pouca escolaridade, que provavelmente aumentaram seu grau de informação sobre a disputa após os debates e entrevistas na TV.
Antes disso, é possível que uma parte desses eleitores não soubesse que Lula apoia Dilma.
Outro indicador: Dilma só ganha de Serra entre os que dão nota 8, 9 ou 10 ao governo. Só que estes são 68% do eleitorado, e a vantagem da petista entre eles é cada vez maior.
Resta ao tucano olhar para a história recente da sucessão presidencial e torcer para que ela se repita. Em 2006, Lula tinha 55% dos votos válidos antes de começar o horário eleitoral na TV e no rádio. Acabou com 48,6% dos válidos e precisou disputar o segundo turno contra o tucano.
Mas Lula tinha menos tempo de propaganda que Alckmin, e a avaliação de seu governo não era tão positiva quanto é hoje. Desta vez, Dilma tem quase uma vez e meia o tempo do candidato tucano. Serra ainda terá contra ele as expectativas do próprio eleitorado. A maioria absoluta, 51%, acredita que Dilma será eleita presidente. Seus eleitores estão mais confiantes do que o do tucano. Essa percepção costuma se desdobrar em maiores dificuldades para obter financiamento de campanha.
É JORNALISTA ESPECIALIZADO EM ESTATÍSTICAS
A pesquisa Ibope divulgada na segunda-feira registrou Dilma 41% x 32% Serra. No Ibope anterior, há menos de 10 dias, apontava empate.
O mais surpreendente é um empate no estado de São Paulo, justamente o quartel general de José Serra (PSDB/SP).
A escolha do vice carioca, não ajudou em nada o demo-tucano: Dilma aumentou a vantagem sobre Serra.
O Ibope diz que, em Minas, Dilma continua na frente. Mas o instituto não divulgou os números em separado por estados. (Com informações do Estadão)
Brasília Confidencial
“A Associação dos Delegados de Polícia de São Paulo desqualificou ontem uma tentativa do presidenciável do PSDB, José Serra, de contestar crítica de Dilma Rousseff (PT) negando que a categoria receba no estado os piores salários do país.
“Diferente do que disse na última sexta-feira (13) o candidato à presidência José Serra, os salários dos delegados de polícia do estado de São Paulo, o estado mais rico do país, são os piores da nação, sim”, diz nota assinada pela presidente da associação, Marilda Pansonato Pinheiro.
Na sexta-feira, ao repetir as propostas do que chama de Plano Nacional de Segurança, Serra classificou como “mentira” e “bobagem” a afirmação de Dilma de que os delegados paulistas são os mais mal pagos do país.
A nota emitida ontem pela associação dos delegados não apenas contesta o ex-governador. Também lembra que ele não cumpriu promessas que fez aos policiais civis há dois anos, para encerrar uma greve de quase dois meses.
“Em 2008, o então governador assistiu à maior greve da história da Polícia Civil com a promessa de reformas em dois anos, o que não ocorreu”.
Fast Tube by
GUERRILHEIROS VIRTU@IS, após a mensagem de LULA, de ontem, partiram para a LUTA, como pediu nosso Presidente.
Entrevista realizada dia 16-08-2010 na reunião com o Presidente da CUT Nacional!
Somos PT desde criancinhas!
Depois de 502 anos de escravidão, o povo brasileiro começou uma nova era a partir de 2003, confirmada em 2006, e não quer ver o sonho acabar em 2010. O resultado do Ibope divulgado pelo melancólico Casal 45 do JN, sepultou de uma vez a volta do retrocesso representado pela candidatura de José Serra. A blogosfera tem papel fundamental nessa consolidação da imagem de Dilma Rousseff perante o eleitorado brasileiro, como reconheceu o presidente Lula em recente pronunciamento em vídeo divulgado pelo Blog da Dilma.
Em 3 de outubro, sem medo de ser feliz é DILMA PRESIDENTE.
Aos poucos, o governo Lula vai recuperando a capacidade de investimentos do Estado nacional, que foi praticamente zerada durante os governos neoliberais de FHC. Nos primeiros sete meses deste ano, os órgãos federais (excluindo as estatais) desembolsaram R$ 23,5 bilhões em obras e equipamentos, valor 62% superior ao verificado no mesmo período de 2009 e recorde dos últimos 10 anos, em valores atualizados.
O neoliberalismo foi a negação do papel do Estado na promoção do crescimento, justificada pela concepção de que a economia deve ser entregue ao livre jogo de forças do mercado e que a participação do Estado deve ser mínima ou, se possível, nula. Isto se traduziu na política de privatizações indiscriminadas e redução dos investimentos públicos. O resultado foi a queda na taxa de expansão do PIB, aumento do desemprego e degradação dos serviços públicos. Com Lula na Presidência, a orientação mudou, o Estado volta a investir, a produção cresce de forma mais vigorosa, o desemprego recua e os serviços públicos ganham em quantidade e qualidade, ainda que estejam longe de satisfazer as necessidades do povo e justificar uma carga tributária que equivale a mais de um terço do valor da produção.
Trasnportes
Do montante investido entre janeiro e julho, que inclui os chamados “restos a pagar” – empenhos (reservas) rolados para exercícios seguintes –, R$ 14,5 bilhões, ou 62%, foram feitos via aplicações diretas, ou seja, a União liberando verba diretamente aos executores dos serviços. As transferências a municípios somaram R$ 4,4 bilhões (19%), enquanto os repasses a estados e ao Distrito Federal chegaram a R$ 4,3 bilhões (18%). O Ministério dos Transportes, que tem em sua estrutura o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), foi o órgão da Esplanada que mais investiu neste ano, R$ 6,1 bilhões. Em seguida aparece o Ministério da Defesa, que desembolsou R$ 3,6 bilhões, e o Ministério da Educação, com R$ 3,1 bilhões em investimentos.
PAC
Para a consultora de orçamento da Câmara dos Deputados Márcia Mourão, o volume recorde de investimentos registrado em 2010 é excepcional e foge do padrão verificado nos últimos anos. Segundo ela, por coincidência ou sorte, o investimento máximo do atual governo será alcançado neste ano eleitoral. “Não é possível afirmar que há relação com o ano eleitoral, no qual as regras de investimentos mudam [empenhos não podem ser feitos três meses antes do pleito]. O fato é que os investimentos são excepcionais”, afirma. Márcia acredita que a Secretaria do Tesouro Nacional está fazendo um esforço para aumentar os investimentos em detrimento dos gastos de custeio, que também crescem em ritmo acelerado desde 2004. “O governo tem conseguido aumentar os pagamentos. O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no qual as aplicações podem ser abatidas do superávit, ajuda nisso. Há uma carteira de projetos maior. Antigamente, se cortava investimentos para ajustar o orçamento. Hoje, isso não acontece mais”, acredita.
Restos a pagar
Quanto ao volume significativo de empenhos – que acabam gerando um estoque de “restos a pagar excessivo” quando não pagos –, a consultora considera positivo, mas faz uma ressalva. “Não é bom ter restos a pagar em excesso, pois concorrem com o orçamento do ano. O empenho é um potencial para se investir muito, mas impossível de ser plenamente realizado. O acúmulo de restos a pagar não é bom para o sistema de planejamento do governo”, avalia. Ela lembra que isso é reflexo do atual modelo orçamentário brasileiro. “O investimento não obedece ao calendário anual. Investimentos em portos e aeroportos, por exemplo, não acabam em um ano. É natural, portanto, que uma obra comece em um ano e acabe no exercício seguinte. Uma ideia discutida no governo é tornar o orçamento de investimentos plurianual, ao invés de anual”, diz.
Neoliberalismo
O valor previsto no Orçamento Geral da União 2010 para investimentos é de R$ 69 bilhões. Tais investimentos geram emprego e contribuem fortemente para o crescimento da economia, mas ainda são bem inferiores aos valores aplicados antes da década de 1980, quando o PIB crescia em média cerca de 7% ao ano. Apesar dos resultados positivos da economia, as viúvas do neoliberalismo tucano continuam esbravejando contra a recuperação da capacidade de investimentos do Estado, a recriação de algumas estatais e o fortalecimento de outras. Ainda perseguem a privatização da Petrobras, do BB e da CEF, a defiguração ou destruição do BNDES e a falsa ideia do “Estado mínimo”.
Com total cumplicidade dos grandes meios de comunicação, eles bradam contra a suposta gastança do governo, mas nada falam sobre a brutal transferência de recursos do povo para os rentistas credores da dívida interna, que embolsam todo o ano mais de 5% do PIB brasileiro em juros. Isto, sim, é que deve ser denunciado como uma sangria escandalosa e injustificável de dinheiro público. Da redação Vermelho, com agências
Lula, inegavelmente, é mil vezes melhor que FHC, o boca de sovaco, raparigueiro safado.
Fast Tube by
G1: A candidata Dilma Rousseff (PT) aparece na frente na corrida pela Presidência da República, segundo pesquisa Ibope de intenção de voto divulgada nesta segunda (16). A petista aparece com 43% das intenções de voto contra 32% do adversário José Serra (PSDB). De acordo com o Ibope, em terceiro lugar está Marina Silva (PV), com 8%. No levantamento anterior do Ibope, divulgado no último dia 6, Dilma tinha 39%, Serra, 32%, e Marina, 8%.
Segundo turno
Em um eventual segundo turno entre Dilma e Serra, o Ibope apurou que a petista teria 48% e Serra, 37%. Nesse cenário, votariam nulo ou em branco 8% dos eleitores. Os que se disseram indecisos somam 7%. Na pesquisa divulgada uma semana antes, a petista tinha 44% e Serra, 39% em um hipotético segundo turno entre os dois. (acrescentado por Daniel Bezerra)
Fast Tube by
ATENÇÃO GALERA DO BLOG DA DILMA:
A pesquisa do Vox Populi, a ser divulgada amanhã pela Bandeirantes e o portal IG dará a Dilma uma vantagem de 13 a 14 pontos percentuais.
Seis anos após ADI contra programa que oferece bolsas de estudo em faculdades particulares a estudantes pobres, Rodrigo Maia vê iniciativa como necessária, “apesar de irregularidades”
Leia na .
Gostaria de esclarecer algo que passa despecebido da maioria dos internautas. O Blog da Dilma, o maior portal da Dilma Rousseff na internet é Page Rank 5. O que significa isso? Esse “rank” mede os acessos dos menores para os maiores sites e blogs na internet. A escala começa de 0(ZERO) subindo até chega 10(DEZ), os mais acessados. Pois bem, o nosso portal só fica atrás de grandes portais, como o R7.com da Rede Record de Televisão, G1, Uol, Google, e muito a frente do portal oficial de campanha da Dilma Rousseff: www.dilma13.com.br, que é ZERO.
Agradecemos a todos vocês que fazem do Blog da Dilma, um dos melhores e mais acessados sites do Brasil. Um carinhoso abraço, Daniel Bezerra – criador e editor geral do Blog da Dilma.
Por Len – A oposição está esfacelada, desanimada e rezando para o corner jogar logo a toalha. Faltando pouco mais de 45 dias para as eleições, o desafio da imprensa agora é evitar a autofagia na oposição, e para obter algum sucesso precisa desesperadamente reverter o quadro eleitoral, que aponta para vitória no primeiro turno para Dilma, e por diferença humilhante.
Como o consórcio oposição/imprensa raciocina em plano cartesiano de duas dimensões em vez de três, a única alternativa que eles conhecem para tentar reverter as tendências apontadas nas pesquisas é a tese da desqualificação do adversário, utilizando o aparato da grande imprensa que repercute fielmente e tenta validar qualquer argumento da oposição, mesmo que seja absurdo.
Resta a eles acreditar que dentre tantos factóides criados e que não funcionaram, acarretando perda de credibilidade crescente desses veículos de comunicação, apareça uma “bala de prata”, que seja mágica o suficiente para influenciar uma população satisfeitíssima com o atual governo de forma que acreditem que a candidata apoiada pelo presidente mais popular da história do país, não merece o seu voto a ponto de entregar o país para a oposição a esse governo bem avaliado.
O problema é que nessa busca incessante pela bala de prata, esses veículos de imprensa acabam por arranhar suas imagens de forma definitiva. Não resta dúvida para ninguém que tenha o mínimo de inteligência que essas empresas sempre apoiaram projetos políticos de direita, mas antes conseguiam disfarçar de forma que a maioria não conseguia perceber esse posicionamento, no entanto com a radicalização eleitoral e o nível ansiedade para retomar o poder, mostrados por essas pessoas, alguns acabaram perdendo o limite e evidenciaram posições de forma mais escancarada.
Para a sociedade essas manifestações mais escancaradas devem ser vistas com preocupação, pois empresas de comunicação estão perdendo o prurido de voltar a defender a ditadura e ditadores, avalizando toda a tortura, assassinatos e desaparecimentos praticados pelo Estado contra seus opositores, inclusive colegas de profissão. Esse prurido que apareceu depois da sociedade exigir a volta da democracia, diga-se de passagem, sem nenhum apoio desses veículos.
Agora a máscara começa a cair, muito provavelmente contando com a diluição da revolta pelo tempo, e empresas de comunicação que se beneficiaram por fazer jornalismo chapa branca durante a ditadura e depois da democratização tentaram passar uma imagem de quem era a favor da ditadura, agora voltam a escrever editoriais e incentivar jornalistas a fazerem matérias do tempo mais negro da história do Brasil, tentando reescrevê-la de forma vil e covarde, fazendo de vilões os heróis do povo Brasileiro.
O consórcio Imprensa/Oposição está parecendo cego em meio a um tiroteio, completamente perdidos e mal-assessorados.
Do blog de Jose Roberto de Toledo
Mito 1: A eleição de 2010 é governista.
Fato: A eleição de 2010 é mais fácil para candidatos governistas.
Consumo em alta. Emprego em alta. Popularidade em alta. É difícil para um candidato de oposição bater de frente com um governo quando a economia vai bem. O oposicionista se limita a criticar pontos específicos e a prometer continuidade no resto. Acaba com um discurso moderado ou esquizofrênico. Em ambos os casos, o discurso do candidato oposicionista é difícil de emplacar. Sem uma identidade clara, ou uma proposta que seduza o eleitor, perde terreno para os situacionistas. Com economia em alta, candidatos à reeleição muito populares ou apoiados por governantes com alta aprovação são favoritos, seja para presidente, seja para governador.
Além de Dilma Rousseff (PT) na corrida presidencial, entram na reta final liderando as pesquisas os governadores ou seus candidatos em São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia. Cada um de um partido diferente. Mas favoritismo não é sinônimo de eleição ganha. Os 45 dias de bombardeio dos candidatos no rádio e na TV devem mudar alguns cenários e reforçar outros.
Mito 2: recall é igual a intenção de voto.
Fato: recall alto ajuda, mas não é garantia de voto na urna.
Na pré-campanha, até 75% dos eleitores não têm um presidenciável na ponta da língua. Confrontados com a necessidade de apontar um candidato, escolhem, na cartela dos institutos de pesquisa, um nome que parece familiar. É uma associação da memória, não necessariamente uma escolha. À medida que a campanha avança, o grau de conhecimento sobre os candidatos aumenta, e outras associações mentais entram em jogo, como a do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com Dilma.
Lula em 1994 e José Serra em 2010 saíram na frente nas pesquisas, mas foram ultrapassados. Ambos haviam sido presidenciáveis e tinham chegado ao 2º turno. Eram mais conhecidos que os adversários no começo da disputa. O petista perdeu a eleição. O tucano tenta repetir Fernando Henrique Cardoso, que saiu na frente em 1998, quase foi ultrapassado, mas reagiu e venceu.
Mito 3: transferência de voto não existe.
Fato: transferência não existe, mas transfusão ao sucessor sim.
O eleitor paulista não liga muito se Lula apóia Aloizio Mercadante (PT) para governador. Mas Dilma só tem os percentuais que alcançou na corrida presidencial por causa de Lula. “Guerreira” é o atributo que os marqueteiros tentam lhe atribuir, não é o motivo de sua ascensão nas pesquisas. Se Dilma, sem experiência nem marca própria, for eleita, entrará para uma galeria que já tem Celso Pitta, Luiz Paulo Conde, Fleury Filho, Lucas Nogueira Garcez e Rosinha Garotinho. Com exceção da última – casada com o criador-, as demais criaturas romperam com os que lhes deram a transfusão eleitoral necessária para nascerem politicamente.
Mito 4: Minas Gerais vai decidir a eleição.
Fato: nenhum colégio eleitoral sozinho define eleição presidencial.
Não adianta um candidato a presidente ir muito bem em um ou outro Estado, e perder feio nos demais. Por maior que seja o seu reduto eleitoral, o presidenciável, para ter chance, precisa ter pelo menos 30% dos votos na maioria das unidades da Federação. E isso se houver mais de dois candidatos no páreo. No 2º turno, é preciso um percentual ainda maior na maioria das UFs.
Mito 5: Pobre vota em Dilma, rico vota em Serra.
Fato: o condicionante do voto nesta eleição é regional, não socioeconômico.
Os ricos do Nordeste preferem Dilma a Serra, assim como boa parte dos pobres paulistas e paranaenses, por exemplo, preferem Serra a Dilma. A divisão regional do voto para presidente ainda não foi totalmente explicada, mas vai além de uma causa única, como programas assistencialistas. Passa pela inclusão dos eleitores no maravilhoso mundo do consumo.
Mito 6: todo eleitor que aprova o governo votará no seu candidato.
Fato: apenas os eleitores que dão notas mais altas a um governo votam em peso no seu candidato.
“Ótimo” não é a mesma coisa que “bom”. O eleitor usa graduações diferentes para expressar sua opinião sobre uma administração. Até a semana passada, Dilma só ganhava de Serra entre os eleitores que dão nota 8 ou superior ao governo Lula. Muitos eleitores dão nota 7 ao presidente, mas votam na oposição. Conscientemente.
Mito 7: quanto mais aparece, mais o candidato cresce.
Fato: a superexposição não ajuda todos os candidatos.
Serra priorizou sua campanha no Nordeste. Dilma ampliou sua vantagem na região. O tucano passou a visitar semanalmente Minas Gerais. A petista virou entre os mineiros. Uma hipótese é que ao intensificar sua campanha em redutos lulistas, Serra passou a ser visto como oposicionista por mais eleitores e perdeu votos.
“Ciro” é o nome de urna de um dos candidatos ao Senado em São Paulo. Ele é assim apresentado nas pesquisas, e chega a quase 20% das intenções de voto. O que ocorrerá quando os eleitores descobrirem que seu sobrenome é Moura?
Mito 8: pesquisa define eleição.
Fato: pesquisa influencia eleição, mas não a define.
As pesquisas de intenção de voto influenciam o espaço de cada candidato na cobertura de imprensa, se eles participam ou não de debates, o quanto arrecadam de financiadores de campanha, o moral dos comitês e dos militantes. Mas não determinam quem ganha ou perde. Fosse assim, não haveria viradas. Quem saísse na frente ganharia sempre.
Mito 9: o horário eleitoral é gratuito e democrático.
Fato: o horário eleitoral não é gratuito nem democratiza a eleição.
O pagamento pelo horário eleitoral na TV e no rádio sai do seu, do meu, do nosso bolso, via créditos fiscais que as emissoras recebem pela cessão do tempo em sua programação. A Receita Federal estima que deixa de arrecadar R$ 128 mil por minuto de propaganda eleitoral. Isso significa que apenas a campanha presidencial no 1º turno custará R$ 163 milhões aos cofres públicos. Fora as campanhas de governador, senador e deputados.
Além disso, os candidatos investem um bom dinheiro na produção dos programas de TV e rádio. Até 8 de agosto, antes portanto de o horário eleitoral começar, apenas o comitê de Dilma Rousseff (PT) já havia gastado R$ 4,5 milhões com os programas. Gratuito para quem?
A divisão do horário eleitoral é tão favorável aos grandes partidos que seu efeito sobre as candidaturas nanicas é quase nulo, senão negativo. Tome-se o exemplo de Heloisa Helena, em 2006. A candidata a presidente do PSOL tinha o equivalente a 12% dos votos válidos em 8 de agosto (Datafolha), antes de a propaganda eleitoral começar. Ao final da apuração, tinha 6,9% dos votos válidos.
ANDREA JUBÉ VIANNA – Agência Estado
A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, atribuiu a sua vantagem nas pesquisas de intenção de voto tanto à grande popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva quanto à popularidade do governo. “Eu represento esse governo. Fui ministra de Minas e Energia e fui chefe da Casa Civil. Coordenei os principais programas deste governo. Essa vantagem nas pesquisas é o reconhecimento da população de que o Brasil mudou”, disse Dilma, em entrevista coletiva concedida hoje, em Brasília.
Questionada sobre se achava que ganharia no primeiro turno, Dilma disse: “Seria muita soberba e pretensão achar que essa eleição vai ser decidida antes de outubro”. “Não falo uma coisa dessas nem amarrada”, afirmou Dilma, utilizando a mesma expressão usada por ela quando perguntavam se seria candidata à Presidência na fase da pré-campanha.
Indagada sobre o jingle do candidato do PSDB, José Serra, que irá ao ar no horário eleitoral gratuito que começa amanhã, Dilma respondeu com uma pergunta: “Você acha que isso é plausível? Eu tenho minhas dúvidas.” O jingle do candidato tucano faz até referência ao presidente Lula: “Quando o Lula da Silva sair, é o Zé que eu quero lá, o Zé Serra eu sei que anda, é o Zé que eu quero lá.”
Duas pesquisas para presidente, uma do Ibope e outra do Vox Populi, serão divulgadas esta noite.
O DataPolvo, instituto de pesquisas deste blog, que costuma trabalhar em parceria com os demais institutos, não se surpreenderá se uma delas apontar Dilma com 13 a 14 pontos percentuais à frente de José Serra.
Em tempo: não briguem com portador de notícia – salvo se ele estiver errado. Com os fatos podem brigar, desconhecer, duvidar, etc e tal.
Do blog do Noblat.
O PROUNI é um facilitador do ingresso de estudantes aos cursos universitários através de financiamento, visando especialmente o estudante pobre.
Ocorre que o Partido que compõe a aliança de oposição a igualitarização dos direitos entre os brasileiros, possivelmente, sentindo-se ofendido com a presença dos tantos universitários que hoje integram cursos em faculdades particulares e tantos que ainda sonham, sismou em entrar com ação de inconstitucionalidade, que ainda precisa ser julgada pela Suprema Corte brasileira. Significa dizer que o Partido que participa e integra o projeto de oposição ao governo petista de Lula e da candidatura de DILMA PRESIDENTE, é uma ameaça a esse programa.
Não se esqueça, estudante que o vice-presidente é uma alta autoridade, detem poderes e substitui o presidente nas suas ausências, ou seja, pode facilmente revogar a lei que instituiu o PROUNI. Deve-se observar que a utilização frases de efeito e não definição clara se é contra ou a favor pode ser um risco. Até porque, se tivessem mudado de opinião, naturalmente teriam retirado a ação proposta. As classes conservadoras não aceitam a divisão igualitária das oportunidade e do acesso a informação e ao conhecimento.
Na hora de escolher seu candidato a Deputado estadual, federal, senador, governador ou presidente da república veja se eles defendem o estudante brasileiro. Se for desses partidos que compõe a frente conservadora de retorno ao passado, exija uma declaração pública de que vai exigir do partido a retirada da ação proposta. Vão dizer que não é da alçada deles. Fácil. Pilatos já fez isso há certo tempo e todos sabem o resultado de sua omissão.
Está na hora da luta. Está na hora de fazer a diferença, junto com Lula e Dilma Presidente. Junto com os candidatos do Partido dos Trabalhadores.
Hilda Suzana Veiga Settineri
A Igreja Apostólica Internacional NOITES DE GLORIA, cedeu o local para o evento da Abertura do 1° Comitê Oficial da Campanha da Dilma na Europa, que será realizado no dia 11 de Setembro de 2010, na sede da mesma.
O motivo do Encontro:
O propósito do Encontro é dar apoio político à candidata da coligação Para o Brasil Seguir Mudando, promovendo a informação sobre as notícias e acontecimentos envolvendo o PT e a política brasileira.
O evento servirá como ponto de encontro da militância petista e dos partidos aliados, que poderão usar o espaço para pegar material de divulgação da candidata Dilma e se reunir com o objetivo de discutir os rumos da campanha na Europa.
O evento contará com a presença de Andrea Schilz (Editora do Blog da Dilma e também do Blog PT Colônia), Júlia Mattei (Fundadora do PT Colônia e Editora do Blog do PT Colônia), Apóstolo Fernando e sua esposa Bispa Tânia (Igreja Noites de Glória), Apóstolo Paulo Alexandre e sua esposa Bispa Glaúcia (Ministério Apostólico Reinando em Vida).
Público Alvo:
Petistas, simpatizantes, amigos do PT e brasileiros que apóiam a candidata Dilma Rousseff à Presidência da República do Brasil.
Suporte:
Para participantes que queiram vir de áreas distantes de Dortmund colocamos à disposição informações úteis como: pensões baratas em Dortmund, bilhetes coletivos de trem com muito bom desconto, linhas de metro e trens de superfícies etc.
Sábado, 11 Setembro de 2010
Local: Sede da Igreja Noites de Glória Aldinghoferstr 2a
44263 Dortmund Hörde
Alemanha
13:00hs Feijoada Beneficiente (opcional).
14:00hs Abertura com vídeos
14:30hs A POLÍTICA E A IGREJA DEVEM ANDAR JUNTOS
15:00hs DILMA ROUSSEFF
15:30hs A REVOLTA ESTUDANTIL E O FIM DOS ANOS DOURADOS
16:00hs BRASILEIROS NO EXTERIOR
16:30hs PT COLÔNIA
17:00hs PT BERLIM
17:30hs PT NA EUROPA
18:00hs Encerramento.
AE – Agência Estado
Aliados do presidenciável do PSDB, José Serra, na disputa aos governos estaduais estão enfrentando dificuldades na arrecadação de recursos para a campanha. É o que mostra levantamento realizado pelo Jornal da Tarde na primeira prestação de contas feita pelos postulantes ao Executivo em 26 Estados e no Distrito Federal. Os dados, que constam no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mostram que os aliados do tucano tiveram uma arrecadação 55,5% menor que aqueles que apoiam Dilma Rousseff, candidata do PT à Presidência, até o dia 2 de agosto.
No primeiro mês de campanha, os aliados de Serra em 25 Estados – ele não tem palanque na Paraíba – e no DF arrecadaram R$ 22.108.322,22. Já os políticos que dão suporte a Dilma em todas as 27 unidades da federação receberam R$ 34.397.165,69. Os apoiadores da petista também lideram os gastos,com R$ 40 milhões já comprometidos, 16,3% mais do que o arrecadado. O valor supera em 115,3% as despesas dos aliados serristas, que já gastaram R$ 18,5 milhões.
A Região Sul, onde se localiza o único Estado em que a petista não supera o tucano nas pesquisas de intenção de voto – o Rio Grande do Sul -, é a que registra a maior diferença de arrecadação entre as duas campanhas, de 325,4%, em favor de Dilma.
Osmar Dias (PDT), que fechou acordo para dar palanque à petista no Paraná após o irmão, Alvaro Dias (PSDB), ser preterido para compor a chapa como vice de Serra, é o maior arrecadador entre os postulantes aos governos estaduais, com R$9.771,992,36 declarados na primeira parcial. Entre todas as campanhas, o valor é inferior apenas ao declarado por Dilma, de R$ 11,6 milhões. As informações são do Jornal da Tarde.
Lucro da Petrobras bate recorde semestral de empresas brasileiras
Da Redação, em São PauloO lucro registrado pela Petrobras (PETR3 e PETR4) no primeiro semestre deste ano é o maior da historia das empresas brasileiras de capital aberto para um primeiro semestre, segundo a consultoria Economatica.
O levantamento analisou os 20 maiores ganhos registrados por empresas brasileiras de capital aberto em um primeiro semestre.
Na última sexta-feira (13), a estatal anunciou que obteve lucro de R$ 16,021 bilhões no primeiro semestre deste ano, 11% maior que o registrado no mesmo período de 2009.
MAIORES LUCROS DA HISTÓRIA PARA UM 1º SEMESTRE
Posição Empresa Lucro em
um 1º sem* Ano
1º Petrobras 16,021 2010
2º Petrobras 15,708 2008
3º Petrobras 13,634 2006
4º Petrobras 13,550 2009
5º Vale 10,937 2007
8º Vale 9,514 2010
12º Itaú Unibanco 6,399 2010
16º Banco do Brasil 5,076 2010
20º Bradesco 4,508 2010
Com esse resultado, a Petrobras, além de liderar o ranking, passa também a ocupar os quatro primeiros lugares no levantamento. Isso graças aos lucros obtidos nos primeiros semestres de 2010, 2008, 2006 e 2009.
Blog do Rizzolo-
Superar as diferenças que existem entre homens e mulheres no mercado de trabalho, nas oportunidades, nas religiões sempre foi um desafio tanto daqueles que se propõem a ter uma visão reformista da situação quanto daqueles que almejam, através da política, promover projetos de inclusão da mulher na vida pública ou na defesa da integridade física feminina, frequentemente vítima da sociedade em que os homens legislam.
No caso do Brasil, talvez a condição da mulher seja pior que em outros países. Numa sociedade em que a maioria da população ainda tem baixo poder aquisitivo, muitas vezes o salário da mulher complementa a renda familiar, isso quando não acaba sendo o único recurso para prover o sustento do lar. Com efeito, os movimentos feministas de libertação da mulher no mundo sempre polarizaram a discussão entre homens e mulheres em relação às conquistas no mercado de trabalho e no que diz respeito às oportunidades sociais, tudo isso como se o homem fosse, em si, o ponto central da questão feminista.
Na realidade, esse jogo, que poderíamos caracterizar como uma manobra diversionista, nunca denunciou por completo que a luta pelos direitos reais da mulher deveria ser travada com a união da força de trabalho dos homens, que, cerrando fileiras com as trabalhadoras, avançariam em direção a uma sociedade mais justa e menos fragmentada pela visão tendenciosa e divisionista desses movimentos, cujos objetivos sempre esbarraram no vazio dos avanços sociais e se debelam na disputa entre os sexos.
A notícia de que o Brasil caiu nove posições e atingiu o 82.º lugar no ranking de desigualdade entre homens e mulheres no mundo, segundo relatório do Índice Global de Desigualdade de Gêneros 2009, do Banco Mundial, divulgado neste mês de outubro, nos leva a uma profunda reflexão sobre o papel da mulher na sociedade brasileira. Apesar de estarmos entre os locais com atendimento à saúde menos discriminatório, os pesquisadores responsáveis pelo estudo viram um aumento na lacuna entre a renda de homens e mulheres que trabalham em posições semelhantes e na renda mensal estimada.
Promover uma participação mais justa da mulher na sociedade vai muito além da questão discriminatória; deverá agregar maior inclusão por parte da mulher na vida pública, uma vez que, no Brasil, a política ainda é, na maioria, exercida pelos homens. Tornar o Congresso Nacional mais feminino, mais suave, é expressar o que, na realidade, já ocorre na sociedade, cujo papel da mãe, da esposa, da profissional serve como baluarte da estrutura familiar, suprindo uma lacuna do Estado, que, por vezes, se omite em seu papel provedor, tanto em relação aos homens quanto em relação às mulheres.
Fernando Rizzolo é Advogado e editor do Blog do Rizzolo-
Dilma vence em MG, RJ e BA, vitais para chegar ao Planalto
A pesquisa Datafolha que mostrou Dilma Rousseff (PT) com 41% contra 33% de José Serra (PSDB) tem dados reveladores nos 5 maiores Estados brasileiros, que concentram 54,5% dos eleitores do país.
O blog compilou os resultados de eleições anteriores e o que o Datafolha mostra agora.
Pela primeira vez na atual disputa, Dilma Rousseff lidera em 3 dos 5 principais Estados: Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia. Já José Serra está na frente em São Paulo e no Rio Grande do Sul. Coincidentemente, esse foi exatamente o quadro da eleição de 2006 (entre Lula e Geraldo Alckmin).
Até meados de julho, ganha ganhava de 3 a 2 nesses Estados. Agora, a conta virou. Na Folha de hoje (16.ago.2010), para assinantes, uma análise sobre essa nova situação.
Eis os dados:
Blog do Fernando Rodrigues
São Paulo é o terceiro estado da união com maior número de famílias beneficiadas pelo programa do governo federal Bolsa Família ficando atrás somente dos Estados de Minas Gerais, e Bahia.
O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda com condicionalidades, que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza. O Programa integra o Fome Zero que tem como objetivo assegurar o direito humano à alimentação adequada, promovendo a segurança alimentar e nutricional e contribuindo para a conquista da cidadania pela população mais vulnerável à fome.
O Bolsa Família atende mais de 12 milhões de famílias em todo território nacional. A depender da renda familiar por pessoa (limitada a R$ 140), do número e da idade dos filhos, o valor do benefício recebido pela família pode variar entre R$ 22 a R$ 200
Uma das reações da chamada elite paulista é desdenhar os altos índices de aprovação do presidente Lula, que gira em torno de 80%. E uma das justificativas estapafúrdia encontrada é dizer a popularidade é por causa do Bolsa Família dos nordestinos.
Os meios de informação da mídia golpista não trazem em seu conteúdo artigos e matérias de ações positivas do governo federal. Nesta campanha voltou a ser comentado o programa de distribuição de renda do governo Lula, principalmente depois que o candidato tucano José Serra declarou que irá manter o Bolsa Família, seus aliados sempre chamavam o programa de Bolsa Esmola.
Provavelmente quem faz essas afirmações de que só é dirigida ao norte e nordeste do país desconhece o mapa acima com os últimos dados de 2009 sobre a quantidade de famílias beneficiadas nos estados do país pelo programa do governo federal.
Como podemos ver só a região sudeste, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, chegam a três milhões de famílias, ou seja, 30% do total, que hoje ultrapassa os 12 milhões de famílias atendidas. Na região Centro-Oeste, Mato Grosso, Mato grosso do Sul e Distrito Federal, totalizam 600 mil famílias incluídas no programa.
Os três estados do sul do país, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, têm também um milhão de famílias incluídas no programa de distribuição de renda, números quase idênticos aos cinco estados do norte.
O número de famílias contempladas é um pouco maior no nordeste por ser formado por nove estados, precisamos frisar bem o que é norte e nordeste por que a elite paulista desinformada costuma fazer confusões com mapas geográficos, vide os mapas do governo Serra distribuídos nas escolas que tinham dois mapas do Paraguai e não constava o do Equador.
Enfim, a justificativa que a popularidade de Lula é por causa do povo de cima, ou que bolsa família é pro povo do norte, como costumam desdenhar, não serve mais de argumento, pois o estado de São Paulo é o terceiro estado da união a beneficiar o maior número de pessoas assistidas pelo programa.
Os dados atualizados atingem mais de 1 milhão e 200 mil famílias. E o Governo Serra sempre orientou as prefeituras aliadas para dificultarem novas inscrições de famílias no programa de distribuição de renda do governo federal.
* Celso Jardim
Renata Giraldi
Da Agência Brasil
Em Brasília
Vinicius de Moraes foi aposentado compulsoriamente por meio do AI5
Na tentativa de reverter uma decisão tomada na ditadura, o governo brasileiro homenageará hoje (16) o poeta, escritor, compositor e diplomata Vinicius de Moraes (1913-1980). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e várias autoridades prestarão a homenagem post mortem ao diplomata Vinicius de Moraes. Ele será promovido ao cargo de embaixador (ministro de primeira classe) durante solenidade no Ministério das Relações Exteriores, marcada para as 17h30.
Em 1968, Vinicius de Moraes foi aposentado compulsoriamente por meio do Ato Institucional (AI) nº 5 sob a alegação de que seu comportamento boêmio não condizia com a carreira pública.
Segundo amigos, na época, Vinicius não se conformou com a decisão e deixou claro ter ficado magoado. Por 26 anos, ele atuou na diplomacia brasileira, em geral em atividades burocráticas, servindo em Los Angeles (Estados Unidos), Paris (França) e Roma (Itália).
A aposentadoria de Vinicius foi publicada quando ele fazia um espetáculo em Lisboa (Portugal) com Chico Buarque de Hollanda e Nara Leão. Na primeira vez que tentou ingressar no Itamaraty, ele foi reprovado na prova de seleção. A aprovação só ocorreu na segunda tentativa.
Para a homenagem, o Itamaraty pretende montar um cenário que lembre em cada detalhe o poeta consagrado não só pela genialidade nas criações, mas também pela admiração às mulheres. O compositor também ficou conhecido pelo seu senso de humor.
Amigo de poetas como Manuel Bandeira, Mário de Andrade e Oswald de Andrade, numa primeira fase, Vinicius fez uma série de parcerias ao longo da vida artística. Foi um dos precursores da bossa nova registrando uma das uniões mais bem-sucedidas na área musical: Vinicius e Tom Jobim.
No final da vida, o principal parceiro dele era Toquinho. Mas Vinicius também fez letras de chorinho em parcerias com Pixinguinha.
Crítico sagaz, boêmio e conquistador, Vinicius virou uma espécie de ícone dos intelectuais. Ele morreu em julho de 1980, depois de sentir dores durante a madrugada, em casa. Foi levado ao hospital e morreu em seguida.
DE SÃO PAULO
O Banco do Brasil registrou lucro líquido de R$ 5,1 bilhões no primeiro semestre de 2010, crescimento de 26,5% em relação ao mesmo período de 2009, de acordo com o balanço financeiro divulgado na manhã desta segunda-feira.
A instituição aponta o aumento do crédito e a queda da inadimplência como os principais fatores que proporcionaram o resultado positivo do período.
No segundo trimestre, o resultado líquido foi de R$ 2,7 bilhões, alta 15,9% sobre o primeiro trimestre, cujo resultado foi de R$ 2,35 bilhões. Em relação ao segundo trimestre de 2009, o crescimento foi de 16,1%.
O lucro do BB, maior instituição financeira do país, foi o segundo maior reportado pelos bancos no semestre, atrás apenas do Itaú Unibanco, cujo lucro líquido registrado foi de R$ 6,4 bilhões.
Obras das usinas de Santo Antônio e Jirau estão aceleradas, afirma Lula.
Hidrelétricas não vão provocar danos ao meio ambiente.
Do G1, em São Paulo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse na manhã desta segunda-feira (16), durante seu programa de rádio “Café com o presidente”, que as hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, em Rondônia (RO), geram 25 mil empregos. Lula afirmou que as obras estão aceleradas e a energia limpa dos dois complexos vai preservar o meio ambiente.
Lula iniciou o programada falando sobre as usinas de Rondônia. Para ele, as hidrelétricas também formarão novos trabalhadores. “São duas grandes hidrelétricas, uma está prevista para produzir 3.400 megawatts; outra , 3.200 megawatts. São as duas maiores hidrelétricas que estamos produzindo no Brasil. Elas estão gerando por volta de 25 mil empregos. Muitas pessoas estão sendo formadas e preparadas. Estamos qualificando mão de obra que não existia mais, porque o Brasil tinha deixado de investir em grandes projetos de infraestrutura, sobretudo, na questão energética”.
saiba mais
Meio ambiente
Segundo o presidente, as duas usinas não vão provocar danos ao meio ambiente. “Esse é um problema que está resolvido da forma melhor possível, tanto em Santo Antônio quanto em Jirau. Preservando o meio ambiente, ou seja, cuidando da manutenção e da preservação dos peixes, da floresta. Temos consciência de que é preciso produzir energia limpa. E temos mais consciência ainda de que é necessário cuidar para que a comunidade possa viver dignamente, sem ser prejudicada pela hidrelétrica”, disse.
Aposentadoria
Lula falou ainda sobre o demonstrativo mensal de créditos para os aposentados. Para Lula, o setor está mais confiável e mai ágil. “Primeiro foi o avanço que tivemos na Previdência Social. O sistema de controle, o software, montado e utilizado pela Previdência Social, permite que, hoje, o ministro e os gerentes tenham o controle de todas as agências da Previdência no território nacional; online. O que acontece a cada minuto, cada pessoa que chega, que é tratada, cada consulta marcada, cada benefício é recebido em tempo real. O trabalhador urbano que recebe uma carta, comunicando que ele já tem o seu tempo de serviço, já pode receber a aposentadoria”.
O presidente afirmou que pretende levar o benefício ao trabalhador rural. “Estamos estendendo isso para o campo. Já temos 5 milhões de cadastrados”.
Já foi noticiado que Serra perde nos estados que mais visitou. Hoje é a vez de Serra cair mais uns pontos no
RS.
Yeda terá almoço com o candidato tucano à presidência José Serra
Na semana em que a propaganda política obrigatória começa na televisão e no rádio, os principais candidatos aceleram agenda de campanha. A governadora Yeda Crusius realizará dois eventos reunindo aliados políticos, entre eles um almoço com o candidato do PSDB à presidência, José Serra, no Restaurante Galpão Crioulo, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, em Porto Alegre. Serra terá agenda nesta segunda-feira na Capital e região metropolitana.
AE – Agência Estado
A chanceler colombiana, María Angela Holguín, anunciou ontem que viajará em breve à Venezuela e ao Equador e destacou o papel do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ex-líder argentino Néstor Kirchner – secretário-geral da União de Nações sul-americanas (Unasul) – na normalização das relações com a Venezuela. Holguín disse à revista Semana que se reunirá na sexta-feira em Caracas com funcionários do governo de Hugo Chávez e três dias depois irá a Quito para discutir sobre os programas de integração, desenvolvimento fronteiriço e a situação dos refugiados colombianos.
Ela também discutirá os pontos que o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, e Chávez acertaram na terça-feira passada para restabelecer plenamente as relações. Chávez havia cortado os laços com Bogotá após o governo de Álvaro Uribe, que deixou a presidência da Colômbia no dia 7, denunciar a presença de guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) em território venezuelano. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
COMUNICADO URGENTE:
Todos os editores estão recebendo por e-mail(romulo.torres@gmail), comunicado do WebDesigner Rômulo, contratado pelo Blog da Dilma para fazer as mudanças da nova plataforma WordPress. Será fundamental responder a solicitação do nosso amigo Rômulo de Fortaleza. Só terão acesso ao novo Blog da Dilma, com login e senha cadastrado.
Atenciosamente,
Daniel Bezerra – criador e editor geral do Blog da Dilma 13 Presidente
Fone-85-81629695-ou e-mail: blogdadilma13@gmail.com
Selo criado por Dolphin di Luna
por Conceição Lemes
“A liberdade da internet é ainda maior que a liberdade de imprensa.” Ayres Britto, ministro STF.
Com esse lema, acontece na próxima semana o 1º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas. Será em São Paulo, no Sindicato dos Engenheiros.
Show do grupo de Luis Nassif, na sexta às 20h, abre o evento. No repertório, choro, samba e MPB.
No sábado, as atividades da parte da manhã vão das 9h às 12h. Programação prevista:
9h, mesa de abertura: Rodrigo Vianna (SP, ) e Leandro Fortes (BSB, ) falam sobre os objetivos e a dinâmica do encontro.
9h30 às 12h, debate: O papel da internet e os desafios da internet, com Paulo Henrique Amorim (SP, ), Luis Nassif (SP, ) e Débora da Silva (Santos, ). Moderadores: Rodrigo Vianna e Leandro Fortes.
No sábado à tarde, a partir das 14h, temas que envolvem o dia a dia dos blogueiros:
14h, painel: Ameaças à internet, neutralidade na rede e questões jurídicas, com Túlio Vianna, professor da Faculdade de Direito da UFMG (MG, ), Paulo Rená (Brasília , ) e Marcel Leonardi, especialista em direito digital e professor da Escola de Direito da FGV-SP. Moderador: Diego Casaes (SP, ).
15h, painel: Como financiar a blogosfera, com Geórgia Pinheiro () e Leandro Guedes (SP, Juiz de Fora, ). Moderador: Renato Rovai (SP, ).
16h, oficina: Narrativas na internet (blogs, twitter,tvweb, tecnologias de uso da web), com Luiz Carlos Azenha (SP, ), Conceição Oliveira (SP, ), Emerson Luis (Brasília, ), Guto Carvalho (Brasília, ). Moderador Eduardo Guimarães (SP, )
No domingo, as atividades também começam às 9h. O objetivo é a troca de experiências. Os participantes serão divididos em seis grupos. Cada um terá dois moderadores, que relatarão seus trabalhos, abrindo espaço para que outros blogueiros façam o mesmo, debatam e proponham sugestões.
Grupo 1: Altino Machado (AC, e , da ) e Claudia Cardoso (RS,)
Grupo 2: Antonio Mello (RJ, ) e Lola Aronovich (CE, ).
Grupo 3: Lucio Flávio Pinto (PA, l) e Carlos Latuff (RJ, ).
Grupo 4: Leonardo Sakamoto (SP, ) e e Daniel Pearl Bezerra (CE, e ).
Grupo 5: Emílio Gusmão (BA, ) e Cloaca (RS, )
Grupo 6: Helio Paz (RS, z) e Rogério Tomaz Jr (BSB, ).
Desde já, convidamos você a visitar esses blogs, para conhecer um pouco mais os nossos palestrantes. Tem de tudo: economia, política, direitos humanos, meio ambiente, mulher, questões jurídicas, movimentos sociais, internet. No início da próxima semana, postaremos um texto com mais informações sobre eles.
Aliás, neste final de semana, postaremos a proposta inicial da Carta dos Blogueiros. Leiam, comentem e enviem sugestões para contato@baraodeitarare.org.br
HOSPEDAGEM E ALMOÇO GARANTIDOS; ESTUDANTES PAGARÃO 20 REAIS
Como dissemos desde o início, a comissão organizadora faria de tudo para garantir a participação de blogueiros de fora da capital paulista.
Pois – felizmente!!! – com as cotas de patrocínio vendidas esta semana, temos ótimas notícias.
Primeira: vamos bancar a hospedagem dos blogueiros do interior de São Paulo e dos demais estados. Será no hotel Braston, da rua Augusta. São quartos com duas camas. O café da manhã está incluído no pacote.
Segunda: a comida está garantida. No sábado, será um almoço num restaurante próximo ao Sindicato dos Engenheiros. No domingo, haverá um superlanche, que incluirá frutas, sucos, lanches naturais. Ele será antes da plenária, quando serão lidos os relatórios dos grupos da manhã. Em seguida, será votada e aprovada a Carta dos Blogueiros.
Terceira ótima notícia: todo estudante pagará 20 reais. Atendendo à reivindicação de vários blogueiros, o desconto não será exclusivo aos alunos de comunicação. Quem pagou além, terá o dinheiro devolvido.
Importante: as inscrições devem ser pagas IMPRETERIVELMENTE até segunda-feira, 16 de agosto, na conta abaixo:
Banco do Brasil
Ag. 4300-1
C/C. 50141-7
Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé
CNPJ. 12.250.292/0001-08 (é necessário, caso a transferência seja eletrônica)
Por favor, envie o comprovante por e-mail para contato@baraodeitarare.org.br ou via fax para (011) 3054-1848. Escreva no documento o seu nome, cidade e estado. É para consolidar a inscrição. Indique se precisará de hospedagem.
24 AMIGOS DA BLOGOSFERA
Tudo isso só se tornou possível graças ao apoio financeiro dos Amigos da Blogosfera. São estes:
Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo)
CUT (Central Única dos Trabalhadores) nacional, CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), CGTB (Central Geral dos Trabalhadores do Brasil), Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região, Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo, Sintaema (Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado de São Paulo), Federação Nacional dos Urbanitários (FNU), Federação dos Químicos de São Paulo, Força Sindical, Fundação Maurício Grabois, Fundação Perseu Abramo, Agência T1, Café Azul, Carta Capital, Carta Maior,Conversa Afiada, Opera Mundi, Rede Brasil Atual, Revista Fórum, Seja Dita a Verdade, TVSL, Viomundo
O 1º Encontro Nacional dos Blogueiros Progressistas tem o apoio institucional do Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé, Movimento dos Sem Mídia (MSM) e Altercom.
No domingo, no final da plenária, faremos a prestação de contas. Ela será também postada na internet para que todos podem acessá-la.
* Comissão Organizadora: Luiz Carlos Azenha, Paulo Henrique Amorim, Luis Nassif, Altamiro Borges, Conceição Lemes, Eduardo Guimarães, Conceição Oliveira, Rodrigo Vianna, Renato Rovai e Diego Casaes.
* O Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo fica na rua Genebra, 25. É onde ocorrerão os trabalhos dos dias 21 e 22 de agosto. O show do Luis Nassif será na Regional Paulista do Sindicato dos Bancários: rua Carlos Sampaio, 305.(Fonte: )
Luiz Edgard Cartaxo de Arruda Júnior – Editor do blog da Dilma
Já analisei aqui a primeira greve de ônibus em Fortaleza na gestão da prefeita Luizianne Lins e mostrei como os extremos mais que se tocam aqui na capital do Ceará é uma relação pra lá de incestuosa. Eles deflagraram a greve em 29 de junho, no mesmo dia que o presidente Lula chegou ao Ceará para em Fortaleza, participar de três solenidades institucionais. Tentavam a direção do Sindicato dos Motoristas e cobradores, PSTU e Psol irmanados com a direção patronal demotucana esvaziar a presença popular, principalmente na aula inaugural do Prouni, que mesmo com a greve, lotou o ginásio Paulo Sarasate com mais de 10 mil pessoas ver em:
Agora veio a segunda greve e sabe quando? – dia 12. Até o mundo mineral sabe que a Luizianne Lins é marxista esotérica e adora o número 13, e desprendeu enorme esforço para inaugurar o Circuladô dia 13, com a presença da nossa candidata pelo PT a presidência da republica, Dilma Rousseff. E só pode ter sido por forças superiores mesmo, que Luizianne não conseguiu que Dilma viesse, mas no dia anterior (12) ao previsto para a chegada da Dilma, a greve veio e veio diferente, com violência principalmente na Av. da Universidade a mais vermelha de Fortaleza, nela está o maior número de comitês eleitorais progressistas de Fortaleza. É provavelmente, a maior concentração de esquerdistas por metro quadrado do Brasil. Nas eleições é um eterno mar de bandeiras estreladas.
O Circuladó é simplesmente um toldo de circo, onde ocorrem plenárias e se reúnem grupos de estudo e tática durante as eleições, foi nele, que se forjou as duas vitorias consecutivas de Luizianne, é nele que sedimenta-se a vitoria de Dilma, da reeleição do governador Cid e dos dois candidatos ao senado, Pimentel e Eunicio, junto a deputados de esquerda, que estão derrotando o que resta do reinado do coronel Tasso no Ceará.
O Circuladó está localizado estrategicamente no centro da cidade, na Av. da Universidade com a Domingos Olimpio, e foi lá, o começo da violência, a partir das 4 da tarde do dia 12 de Agosto, grupos de motoristas e trocadores guiados pela direção do Psol e PSTU, começaram a parar os ônibus e esvaziar pneus, forçando a população a descer e seguir do centro à pé para casa, depois de todo um dia de trabalho, de uma quinta-feira. Eles esperavam forçar um confronto da população com os comitês eleitorais e seus militantes congestionaram a avenida e imediações com mais de 100 ônibus parados.
A população não agrediu nenhum militante ou comitê e não tocou fogo no circo armado. Deram com os burros nágua. O ministério publico decretou a greve abusiva. E Fortaleza segue com a passagem de ônibus congelada e a mais barata do Brasil e cada vez mais vermelha lúcida e consciente. Viva a Fortaleza Bela e a melhor prefeita do Brasil.
cartaxoarrudajr@gmail.com